Fotos da Edição
 


 
 

Popload
Gig #23

Esta é uma daquelas edições especiais com um nome diferente, como já teve o Popload Gig Cult e o Popload Gig Latino. Quem vem ao Brasil, especialmente para a edição POPLOAD CONCERTI, é o famoso compositor, outrora rapper e hoje estrela pop italiana JOVANOTTI!

Presença marcante no hip-hop italiano há 25 anos, Jovanotti, ou Lorenzo Cherubini, já lançou doze discos, oito deles do topo das listas de mais vendidos no país, seja ele passando por sua fase mais eletrônicas ou mais roqueira.

Seu último trabalho, "Ora", de 2011, estreou em primeiro lugar naquele ano e vendeu 600 mil cópias. Puxado pelos hits "L'Ombelico del Mondo" e "Serenata Rap", Jovanotti lota estádios por onde passa (cinquenta deles, sold-out, só em 2011).

Com influências que vão de Beastie Boys a Gogol Bordello e com letras impactantes e de apelo social, teve seu estilo muitas vezes comparado ao do "cantor-poeta" Bruce Springsteen. Já colaborou com artistas como Ben Harper, TV on the Radio, Bono Vox, Bomba Estereo e os já citados Beastie Boys, amigos do cantor.

Sua apresentação no festival Bonnaroo, há dois anos, foi tão elogiada pela crítica americana que rendeu ao músico uma retrospectiva de seus maiores sucessos (de 1988 a 2012) incluindo quatro faixas inéditas, a ser lançada em agosto nos EUA. Jovanotti vai passar uma temporada morando em Nova York para se voltar às origens do hip-hop e também para fortalecer os laços com os músicos e colaboradores locais.

O responsável por alavancar a carreira americana do rapper é o bombado e premiado produtor Ian Brennan, que produziu o disco solo de Kyp Malone (TV On The Radio) e que já trabalhou com Flea (RHCP), Fugazi e Nels Cline (Wilco), entre outros. Cinco milhões de discos vendidos depois, Jovanotti vem ao país para uma apresentação única no Popload CONCERTI, que acontece no Cine Joia no dia 22 de setembro de 2013.