Fotos da Edição
 


 
 

Popload
Gig #28

Desde 1994, Omar Souleyman domina a cena musical de Ra’s al’-Ayn, na Síria, onde começou cantando em casamentos. Suas apresentações eram tão animadas e criativas que viravam fitas disputadas em camelôs em sua cidade natal. Foram centenas de "performances" gravadas e comercializadas informalmente. Aos poucos, Omar foi ganhando fama nos países vizinhos até chegar ao YouTube e conquistar outras partes do mundo, impulsionado por "I Remember Syria", seu primeiro "hit ocidental". Com a ajuda do músico americano Mark Gergis, que passou dez anos colecionando fitas cassetes de Souleyman, em 2007 Omar lançou sua primeira coletânena nos EUA pela Sublime Frequencies, de Seattle. O sucesso do vídeo "Leh Jani" rendeu convites para que ele se apresentasse pela Europa.

Três anos depois, Souleyman já havia atingido o status de "lenda cult" e "ícone árabe" em publicações que iam de sites de indie rock, como o Pitchfork, aos dedicados à música popular contemporânea. Em 2011, encantou o disputado festival Glastonbury, passou por Portugal, tocou na alternativa Austin, nos EUA, e no All Tomorrow's Parties, na Inglaterra, como convidado do músico canadense Caribou, curador daquela edição. Nesse mesmo ano, fez três remixes para o disco "Biophilia", da cantora Björk. Omar se apresenta acompanhado do talentoso multi-instrumentista Rizan Sa’id, que trouxe mais velocidade e vitalidade a suas apresentações.

Sua música é indiscutivelmente contagiante, misturando culturas, ritmos e a dança local (o "dabke") com techno e sonoridades provenientes da Turquia e do Iraque. Depois de várias coletânenas e turnês mundiais, "Wenu Wenu", seu primeiro disco em estúdio, foi produzido por Kieran Hebden (mais conhecido como Four Tet) e lançado por um selo britânico em outubro de 2013. No ano passado, cantou na cerimônia de premiação do Nobel da Paz, na Noruega, sempre com seu lenço khaffiya e seus óculos escuros aviador. Com fãs de várias idades e estilos, dos seguidores da "world music" aos jovens frequentadores de festivais de música eletrônica, seu show é uma experiência imperdível. Por onde passa, Omar Souleyman transforma qualquer ambiente em pista de dança, com sintetizadores e bateria incessantes.

A 28ª edição do Popload Gig com Omar Souleyman acontece no Beco 203, na rua Augusta, no dia 23 de março, em parceria com a deepbeep, uma das plataformas musicais mais modernas da internet brasileira e que traz discotecagens na abertura e pós-show de Yogurtaban.