Nick Cave & The Bad Seeds


Em mais de quarenta anos de carreira, NICK CAVE foi e ainda é inspiração para muitos artistas de diversos gêneros, do punk ao rock experimental. O cantor, compositor, poeta, roteirista e ator formou um dos grupos mais influentes da música ao lado dos amigos Mick Harvey (multi-instrumentista) e Blixa Bargeld (guitarrista) ainda no começo dos anos 80. Apesar de ser o nome mais evidente do grupo, foi a banda que, tanto em estúdio como ao vivo, e com suas diferentes formações, transformou o cantor no artista que ele é hoje.

Essa fusão de talentos e colaborações entre os músicos fez do BAD SEEDS um dos grupos mais importantes de todos os tempos, lotando arenas pelo mundo com suas canções sobre amor, sexo, morte e religião. A discografia da banda é composta de diversos clássicos, como Push the Sky Away (2013), o confessional e doloroso The Boatman’s Call (1997), Let Love In (1994) e o complexo Murder Ballads, de 1996, o de maior sucesso comercial e que contém suas composições mais famosas, como “Lovely Creature”, “Henry Lee” e “Where the Wild Roses Grow”, as duas últimas em duetos bem sucedidos com PJ Harvey e Kylie Minogue, respectivamente. Já lançaram 16 álbuns, sendo o último o excelente Skeleton Tree, de 2016, carregado de letras que discutem perdas e luto e que serve de base para os shows intensos desta turnê.

Dividindo-se atualmente entre relançamentos, trilhas e uma turnê mundial, Nick Cave protagonizou ainda um filme que mostra na íntegra um dos seus shows mais emocionantes do ano passado, na Dinamarca. “Distant Sky” teve uma sessão única transmitida em vários cinemas do mundo, incluindo o Brasil. No ano passado, lançou a coletânea Lovely Creatures – The Best of Nick Cave & the Bad Seeds 1984 – 2014.






Participou da edição:

Popload Gig #54